sábado, 30 de junho de 2012

Governo do Uruguai começa a plantar maconha ainda este ano


O governo do Uruguai anunciou a intenção de legalizar a canábis, tornando-se o primeiro país a pretender controlar a produção e distribuição desta substância. O Governo de José Mujica, um antigo guerrilheiro tupamaro que resistiu contra a ditadura militar que governou o país de 1973 a 1985, pretende começar a plantação de canábis já em Setembro.
A plantação de canábis será integralmente assegurada pelo Estado, que garantirá o monopólio da sua produção, mas ainda não existem planos sobre como e onde será vendida. A comercialização deverá ser restrita aos cidadãos uruguaios, “de modo a não alimentar o turismo da droga”, anunciou o secretário-geral do Conselho Nacional de Drogas do Uruguai.
Os consumidores registrados não serão autorizados a adquirir mais do que 30 gramas por mês. Calcula-se que seja necessário produzir qualquer coisa como 75 toneladas por ano, apenas para o consumo recreativo, mas José Mujica garante que também está interessado na plantação para a produção de medicamentos para doenças oncológicas.
O consumo de canábis já está descriminalizado no Uruguai, um dos países com menores índices de criminalidade, mas socialmente mais conservadores, da América Latina.
A iniciativa legislativa, que terá agora que ser aprovada por um Congresso aonde a Frente Ampla de José Mujica tem uma larguíssima maioria, deverá entrar em vigor em Setembro. A proposta de lei foi apresentada no âmbito de um plano de combate ao crime e pretende, de acordo com o executivo, deter o aumento da criminalidade. “Achamos que a proibição de certas drogas está criando mais problemas para a sociedade do que as próprias drogas”, considerou o ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro.
A legalização da canábis irá prejudicar um negócio que, de acordo com o Governo do Uruguai, rende mais de 75 milhões de dólares todos os anos. A lei agora anunciada pretende afastar os consumidores de canábis dos circuitos ilegais que vendem o “paco”, um subproduto da cocaína altamente generalizado no Uruguai.
Nota do blogueiro: Texto extraído do jornal eletrônico Sul 21.
Argentina e agora o Uruguai, a América Latina enfrentando o problema do consumo da maconha da única forma humanamente possível: liberando o consumo e controlando a produção e a comercialização.
Descriminaliza-se a droga, o usuário e acaba com o tráfico.
Resta saber se o Brasil terá maturidade política de discutir a situação de forma madura, ou continuar com as balas.

Nenhum comentário: