quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Imprensa corporativa reage a tentativas de regulamentação.

Do Blog Diário Gauche:

A pérola editorial de O Globo.

Ameaça não ajuda no debate sobre mídia (Editorial do diário O Globo, edição de hoje, 11)

A primeira tentativa feita na Era Lula de controle do que é produzido e difundido pelos meios de comunicação — com o fim da liberdade de expressão e imprensa como estabelecido na Constituição — foi rechaçada quando os instrumentos para este fim ainda se encontravam em fase de elaboração, no Executivo.

Os projetos da Ancinav, agência do Ministério da Cultura para intervir no setor audiovisual, e do Conselho Federal de Jornalismo, idealizado a fim de patrulhar jornalistas da imprensa profissional e independente, morreram no Planalto sem chegar ao Congresso. Diante da grande repercussão negativa, o governo achou melhor recuar.

Mas voltou ao ataque, e de forma arrogante e autoritária, conforme demonstrado pelo tom descabido de afirmações feitas pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, na abertura do Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergências de Mídias, em Brasília, organizado pelo governo.

Ao defender o interesse oficial de estabelecer nova regulação para a mídia eletrônica e digital, Franklin ultrapassou a fronteira da sensatez e ameaçou que a discussão do tema terá de ser travada, podendo ser feita "num clima de entendimento ou de enfrentamento".

Ora, se existe uma atividade aberta à discussão, esta é a imprensa, de qualquer meio. Tampouco deixa de registrar e divulgar as críticas que recebe. Mas o ministro precisa respeitar a opinião das associações do setor, como elas respeitam a posição do governo.

O problema é que soa falso quando autoridades tentam passar para a sociedade a ideia de que ou é fraca ou não existe a regulação dos meios eletrônicos. Há regras e ativos instrumentos de intervenção do Estado na mídia. Apenas não estão centralizados em um organismo, como em vários países, mas distribuídos em diversas instâncias oficiais.

Um exemplo é o do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicado pelo Juizado de Menores, cujos fiscais têm o poder de autuar emissoras, caso entendam que algum direito do menor foi violado. Mesmo profissionais podem ser processados criminalmente.

A Secretaria Nacional de Justiça, órgão do Ministério da Justiça, também atua neste campo e tenta impor decisões sobre a classificação etária de programas, contra dispositivos constitucionais. Pratica censura prévia, uma ilegalidade.

Há várias brechas na legislação que permitem ao Ministério Público em geral intervir nos meios de comunicação. É portanto balela que não existe controle sobre a mídia no Brasil, principalmente a eletrônica. Discutir aprimoramento é sempre positivo, mesmo que o sistema regulatório brasileiro seja bom.

Mas o governo, como se vê, não recua na intenção, movida a autoritarismo, de intervir no conteúdo do que é difundido pela mídia, inclusive entretenimento.

A própria composição do seminário indica o viés do seu organizador. Ele foi estruturado para defender a TV pública. Por que então não a discutiram com profundidade; por exemplo, como de fato torná-la um meio do Estado e não do governo? Ou como medir a sua eficácia, sem ser pela audiência?

Em vez disso, perdeu-se tempo em pensatas estapafúrdias, como a que defendeu o alijamento do Congresso do campo das comunicações. Equivaleria a revogar a democracia representativa.

Infelizmente, tempo, saliva e dinheiro público foram gastos num debate infrutífero.
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Quem é a família Marinho, proprietários de O Globo, para reclamar de censura, de cerceamento às liberdades e outros quetais com o qual eles têm rala e escassa intimidade?

Esqueceram que o crescimento (e a pujança, hoje, declinante) das Organizações Globo aconteceu precisamente durante a ditadura civil-militar de 1964?

Esqueceram que os governos ditatoriais moveram céus, terras e sobretudo recursos financeiros para emprestar a juros de tio rico e solteirão às empresas de comunicação mais domesticadas e amigas do regime fardado?

O BNDES que conte, o quanto drenou recursos para os Marinho, os Bloch, os Mesquita, os Frias de Oliveira, à condessa Carneiro Pereira (JB), aos Civita, aos Abravanel, aos Sarney, aos ACM's, etcetera, etcetera.

Esqueceram que parte polpuda do orçamento da União, naqueles tempos que não voltam mais, foram destinados à criação de infraestrutura tecnológica e operacional para a política de comunicação social da ditadura, baseada na concessão de facilidades e benefícios públicos aos bravos empreendedores privados da midiocracia oligárquica?

O Congresso Nacional que revele o quanto de concessões fraternas e amigas presenteou aos cupinchas regionais dos barões midiáticos do eixo Rio/São Paulo, para que eles pudessem integrar o País com o jornalismo/dramaturgia ufanista e oficialista como instrumento de uniformização ideológico-cultural em escala raramente vista no mundo conhecido.

O debate horizontal e democrático sobre a nova política de comunicação social no Brasil é tarefa urgente porque já se faz tardia. Nossa democracia e o nosso republicanismo estarão incompletos e deformados se continuarmos com essa legislação de comunicação de massa à feição de poucas famílias proprietárias dos veículos midiáticos.

A situação atual está ficando insustentável, provou-o a recente corrida eleitoral, marcada pelo regressismo do candidato preferido da mídia. Não dá mais. Como dizia o insuspeito liberal professor Gilberto Dupas, recentemente falecido: "O espaço público - essencial à democracia - converteu-se em um espaço publicitário e midiático". Não dá mais.

Fotografia: Roberto Marinho caminha agarrado ao então presidente-ditador João Figueiredo na via pública.
 
Nota do blogueiro: O caráter golpista das manifestações das "famílias midiáticas" fica evidente a cada editorial. Nesse em especial, afirmam que já existem leis que regulamentam a atividade da imprensa, como o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Alguns parágrafos abaixo, criticam e classificam como ilegal a "classificação etária de programas, contra dispositivos constitucionais. Pratica censura prévia, uma ilegalidade."
Ou seja, o pouco que há, em termos de limites à atividade midiática (como classificar como impróprio a apresentação de orgias e violência gratuita às crianças) deve ser revista.
Eles simplesmente não querem ter sua atividade regulamentada, e acabar com o pouco que nos protege de seus abusos.
E falam em respeito.
 
 
Art. 76. As emissoras de rádio e televisão somente exibirão, no horário recomendado para o público infanto juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.


Parágrafo único. Nenhum espetáculo será apresentado ou anunciado sem aviso de sua classificação, antes de sua transmissão, apresentação ou exibição.

Para eles isso é censura, para mim é a preservação de seres em formação.

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