terça-feira, 16 de novembro de 2010

Esses desgraçados...

Do Blog Cloaca News:

RBS: MALDITOS MISERÁVEIS QUE AGORA COMPRAM CARROS

Advertência: o vídeo que exibimos nesta postagem contém cenas explícitas de ódio, preconceito e ressentimento. Seu protagonista é um certo Luiz Carlos Prates, colunista e comentarista da RBS TV de Santa Catarina. A propósito, se alguém achou que a forma de vida mais rasteira da televisão brasileira fosse Lasier Martins, Prates conseguiu a proeza de tomar-lhe o cetro.

As cenas abaixo foram exibidas no Jornal do Almoço barriga-verde, nesta segunda-feira, 15.

Pelo sim, pelo não, tire as crianças da sala.


Nota do blogueiro: Em primeiro lugar, obrigado ao Sr. Cloaca pela advertência: Esperei meu filho dormir para assistir a essa obra de propaganda discriminatória, caso contrário, imagino o tipo de perguntas que ele me faria:
- Pai, porque pobre não pode ter carro?
- Na verdade pode, meu filho. Há pessoas que acham que não porque tem muitas posses, e acreditam que esses artigos deveriam ser restritos a elas. Para essas pessoas pobres de veriam andar de ônibus, ou a pé.
- Mas o homem da tv disse que pobres não podem dirigir, porque correm.
- Filho, é perigoso fazê-lo, mas qualquer pessoa pode acabar correndo, independentemente de classe social. Até, acredito que a predominância a esse tipo de prática seja dos ricos, com seus potentes carrões, suvs e caminhonetas, e não dos pobres com seus carros populares, geralmente 1.0.
- Mas pai. Os pobres brigam mesmo com as mulheres e vão correr na estrada?
- Não meu filho, isso é puro preconceito de um elitista que detesta pobres. Para eles, pobres só servem para limpar seu quintal, para dividir o universo do consumo com eles, não.
- Ô pai! Pobre não lê nada mesmo, antes de comprar um carro?
- Se não o fazem, pelo menos não leram, decoraram e põem em prática o Mein Kampf como esse f... Eles lêem sim, muitos já podem até entrar pra universidade, serem doutores. Para fazer a CNH tem de ser alfabetizado, então alguma coisa já leram só por isso, o manual do veículo e o código brasileiro de trânsito também tem de ser lido. Só por isso o "homem da TV" já mentiu. No resto é só preconceito mesmo.
- O governo deixa pobres comprarem carros para encher as estradas?
- É, existem alguns problemas estruturais, uma malha viária defasada com relação ao número de veículos que circula nelas hoje, mas não é culpa dos pobres. Tem muito ricaço que tem quatro ou cinco veículos em casa, e cada membro da família sai com um carro diferente. Alguns "espertos" venderam nossas ferrovias, levando muito tráfego de mercadorias para as estradas. Há vários problemas a serem corrigidos, mas não se pode cortar o acesso de membros de uma sociedade capitalista, dos bens de consumo...

Felizmente o diálogo é fictício, meu filho tem apenas quatro anos de idade. Por enquanto, preocupo-me com propaganda e programas infantis. 
Mas dá pra entender porque Santa Catarina elegeu os destroços da ARENA (o DEMO), ao executivo estadual, com sua imprensa corporativa sustentando esse tipo de comentário.
Precisei dos serviços de um pedreiro, no início do ano. Recebi um camarada que dirigia um carro novo, um sedan  de porte médio, e que cobrou-me um valor considerável, justo, pelo serviço.
É disso que essa gente tem medo.
Não ter quem lhe preste serviços por pratos de sobras.
O mercado está aquecido (boa parte graças à venda de veículos a esses "desgraçados", até eu comprei um). Os serviços valorizados. Há uma rede de proteção social que não está deixando a população a mercê dos pratos de sobras por trabalho. Trabalhadores estão nas filas dos aeroportos e em outros locais que há pouco eram exclusivos das classes abastadas.
Isso está tirando o sono dos "cheirosos".
O discurso do comentarista rebessiano-global é nauseante, mas não surpreendente, em se tratando de um comentarista dessa empresa, cujo trabalho já foi mostrado, em outra ocasião, nesse blog.
Nesse outro vídeo, o tal Prates, discursa contra o Estado democrático, e faz um discurso conclamando um golpe, e defendendo com muito tesão, a liberdade que ELE TINHA, durante a última ditadura militar.(vídeo pode ser visto aqui).
Enojante, mas como a direita não engoliu a terceira derrota nacional que sofreu, vamos ver muitos Luiz Carlos Prates, destilando preconceitos, discriminando pobres, negros, índios, homossexuais e outras "minorias" (sempre usarei esse termo entre aspas, significando os que tem menor representatividade política, financeira e muito, mas muito mesmo, menos espaço na imprensa corporativa, para expressar-se), culpando-os por todos os males da sociedade brasileira.

Nenhum comentário: