sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Folha de São Paulo volta a censurar blog.

O jornal folha de São Paulo, que apoiou o golpe de 64, emprestava seus veículos à Oban, para a captura de "subvervisos", a serem torturados e muitas vezes assassinados pelos militares, volta a mostrar seu caráter autoritário e antidemocrático, solicitando a censura "legal", de um blog criado com o propósito de questionar suas "isenção e imparcialidade".

O blog Falha de São Paulo, foi "intimado a sair do ar", por usar de forma indevida a marca do jornal, que, se mantido, sujeitaria-o ao pagamento de milta diária de R$ 1.000,00.

O blog alterou seu nome para "Censuradora de São Paulo". Não se sabe se continuará criticando, de forma bem humorada, o jornal, com esse nome, ou encerrará suas atividades, "morto pelo bolso".

Segue abaixo o protesto de mais um blog, censurado pelos defensores da liberdade (de empresa):

Há duas semanas resolvemos fazer um site de humor destinado à crítica da cobertura jornalística, o Falha de S.Paulo (www.falhadespaulo.com.br), uma sátira ao jornal “Folha de S.Paulo”. É um site com críticas? Sim, claro. Tão duras quanto as feitas pelo CQC, Casseta & Planeta ou José Simão, por exemplo. Hoje recebemos uma decisão liminar (antecipação de tutela, concedida pela 29ª Vara Cível de SP) que nos obriga a tirar o site do ar, sob pena de multa diária de R$ 1.000. A desculpa utilizada pelo jornal para mover a ação foi o "uso indevido da marca" (tucanaram a censura).

É chocante a hipocrisia da Folha. Se isso não é censura e um atentado inaceitável à liberdade de expressão, juro que não sabemos o que é. Chega a ser cômico: o mesmo jornal que faz dezenas de editoriais acusando o governo de censura e bradando indignado por “liberdade de expressão” comete esse ato violento de censura. Ato este, aliás, bastante covarde: o maior jornal do país movimentou um enorme escritório de advocacia e o Poder Judiciário contra um pequeno site independente. É muita falta de humor, de esportividade, de respeito à democracia.

Senhores proprietários e advogados da Folha, podem ficar tranquilos. Todos ainda poderão ser satirizados, menos vocês. Todos merecem liberdade de imprensa, menos quem não é da sua turma. E, como ao contrário de vocês, respeitamos as instituições e a democracia, vamos cumprir a ordem judicial.

Parabéns, Folha! A censura imposta por vocês será cumprida.

Lino Ito Bocchini e Mario Ito Bocchini


Nenhum comentário: