domingo, 17 de outubro de 2010

Assim Serra prega a paz no campo:

Em sua propaganda eleitoral, Serra afirma que vai levar a paz ao campo, sem o MST.
No estado do Tocantins, da senadora Kátia Abreu, cotada para ser vice de Serra, ocorreu uma amostra de como se pode "promover a paz" sem o MST.


Trabalhador sem-terra é assassinado no Tocantins

17/10/2010 - 18:27

 O trabalhador rural Gabriel Vicente de Souza Filho, de 46 anos, foi assassinato na tarde deste sábado com cinco tiros em uma acampamento sem-terra em Palmeirante, Estado do Tocantins. O corpo foi levado por policiais até o Instituto Médico Legal de Araguaína e organizações sociais estão, neste momento, tentando sua transferência para Palmas, onde há mais recursos para a autópsia (o IML de Araguaína não contava ne, com luvas no momento em que o corpo chegou). Em nota, a Comissão Pastoral da Terra acusa o fazendeiro Paulo de Freitas de ter atirado em Gabriel com a ajuda de dois pistoleiros. Eles estariam foragidos.

Segundo a CPT, 30 famílias de trabalhadores rurais sem-terra, que reivindicam há três anos áreas que Paulo se diz dono, e agentes pastorais estavam sofrendo ameaças. A situação foi informada ao governo do Estado, que não tomou as devidas providências. Há um processo de criação de assentamentos na área em disputa pelo Incra.

A nota divulgada pela CPT também exige agilidade nos assentamentos e “o desarmamento e a prisão dos pistoleiros e fazendeiros, sob pena de permitir que outras tragédias aconteçam nesta região”.

Gabriel andou por muitos caminhos até chegar ao acampamento Bom Jesus, em Palmeirante, e se tornar uma referência entre os trabalhadores. Deixou a família em São Paulo ao descobrir que sua esposa tinha outro amor. Trabalhou em fazenda, carvoaria, foi vigia, caminhoneiro e andarilho. Em Dom Eliseu, no Pará, montou um carrinho de madeira que saiu puxando pelas estradas, batizado de “Carga Pesada da Transgabriel”. Sonhava em ter sua história contada por uma emissora de TV ou um jornal. Quiçá um dia por Pedro e Bino, do seriado que ele via na televisão.

Seu sonho vai ser parcialmente atendido: um apresentador de um programa policial de TV de Araguaína esteve no Instituto Médico Legal da cidade neste domingo.

Com informações de Carolina Motoki, da Repórter Brasil, de Araguaína (TO).

Nenhum comentário: