sexta-feira, 23 de julho de 2010

Santiago no vergonho ranking dos "TOP 20" desmatadores do RS.

Em reportagem do blog Diário Gauche, do sociólogo Cristóvão Feil, sobre o desmatamento indiscriminado do Bioma Pampa, consta um quadro, um ranking do IBAMA com os municípios gaúchos que mais desmataram entre os anos de 2002 e 2008.
Dentre eles, Santiago, minha terra natal, além de vários outros municípios da região, todos altamente explorados pela agricultura de exportação e recentemente invadidos pela "cultura papeleira". Transnacionais compram sesmarias para produzir papel higiênico para as sensíveis bundas európéias, deixando apenas nas lembranças (e nas poucas áreas não exploradas pelo "eldorado verde") "as paisagens a bico de pena e aquarela", descritos pelo poeta santiaguense Caio Fernando Abreu em sua crônica Raízes o Pampa que pode ser lida aqui.
Enquanto todas as secretarias, de sucessivos governos servirem apenas de apêndice da Secretaria de agricultura, o quadro será esse, somente a área desmatada vai mudar: será cada vez maior.

Abaixo, na íntegra, o texto do sociólogo e  quadro, com o vergonhoso raking:

Dados do Ibama foram divulgados ontem


O bioma Pampa, que ocupa a maior parte do Rio Grande do Sul (mas abrange também todo o Uruguai e parte da Argentina, inclusive toda a província de Buenos Aires), já perdeu quase 54% da vegetação original. Os dados mais recentes do desmatamento do bioma (no RS), divulgados ontem (22) pelo Ministério do Meio Ambiente, mostram que, entre 2002 e 2008, 2.183 quilômetros quadrados (km²) de cobertura nativa foram derrubados. No total, o bioma já perdeu mais de 95 mil km² da vegetação original.

O levantamento, feito pelo Centro de Monitoramento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aponta os 19 municípios gaúchos que mais desmataram o bioma no período. Alegrete, no extremo oeste do estado, é o campeão de derrubada, com 176 km² de desmate entre 2002 e 2008. As cidades de Dom Pedrito e Encruzilhada do Sul aparecem em seguida, com 120 km² e 87 km² desmatados em seis anos.

Apesar do grande percentual desmatado, o ritmo de devastação do Pampa é o menor entre os biomas brasileiros. De acordo com os dados do MMA, a região perdeu anualmente, em média, 364 km² de vegetação nos últimos seis anos. No Cerrado, o ritmo anual de devastação é de 14 mil km² por ano e, na Amazônia, a derrubada atinge 18 mil km² de floresta anualmente.

Lista dos municípios sulinos que mais desmataram entre 2002 e 2008, segundo o Ibama:

Nenhum comentário: