quarta-feira, 17 de março de 2010

PT 34% PSDB 10%, segundo pesquisa IBOPE.


Lembrando que ninguém vota com um disco do IBOPE debaixo do braço, vamos analisar (se é que precisa), os números da pesquisa espontânea, além de outros dados, evidenciados por ela.

Lula, do PT, é disparado o mais lembrado, e o preferido, na pesquisa espontânea, com 20% das intenções de voto, seguido pela Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, também do PT, com 14%. Em terceiro aparece a figura do Governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, com 10%.

Soma PT com PT e temos 34% das intenções de voto.

Mas fica mais interessante ainda, quando vemos novos recordes de populardade do Presidente Lula, e o fato de que 53% dos entrevistados votariam no(a) candidato(a) indicado por ele.

Mais interessante ainda, é que 42% dos entrevistados não sabem quem é o(a) candidato(a) apoiado (a) pelo Presidente.

Soma-se isso, ao fato de que o Governador, e candidato-que-não-é-candidato, perder pontos na pesquisa "induzida", tendo a diferença que o separa da Ministra reduzida de 13 para 5% e temos um quadro, no qual Serra deve concorrer mesmo, ao Governo de São Paulo.

Reitero que não dou crédito à pesquisas de opinião, encomendadas por empresas que visam lucros, a outras empresas que visam lucros, e que podem acabar lucrando mais ou menos com um candidato específico, mas desenha-se uma tendência: Serra atingiu seu teto, só tende a decrescer. Dilma tem muito a crescer ainda.

Nenhum comentário: