quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PHA desmembra factóide "serrista" do Jornal Nacional.

Do site Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim:
SP, 1989. Qual é a novidade ? Polícia de Serra atribuiu ao PT ocupação das terras
da União no interior de São Paulo



Deu no jornal nacional:
O jornal nacional divulgou um vídeo captado pela polícia do Zé Alagão sobre a ocupação das terras da União que a Cutrale grilou no interior de São Paulo.
Segundo a Globo dos filhos do Roberto Marinho – eles não tem nome próprio – e do Ali Kamel, o PT destruiu a produção brasileira de laranja.
O vídeo mostra o líder do MST, Miguel Serpa, a organizar uma ocupação do MST nas terras da União, em outubro de 2009.
A certa altura, Miguel Serpa diz que é preciso provocar prejuízos na propriedade da União grilada pela Cutrale.
O objetivo, segundo um dos advogados do MST com quem conversei, era, de fato, provocar prejuízos à empresa, tal como a greve numa indústria tem como objetivo “provocar prejuízo”, para obrigar o empregador a negociar.
O jornal nacional diz que os membros do MST destruíram 12 mil pés de laranja.
Mas, os advogados do MST até agora não tiveram acesso à investigação.
Quem diz que são 12 mil pés é a Cutrale, que ocupa terra da União.
Tudo o que a Polícia – clique aqui para ler “Cuidado, mãos ao alto ! Policiais do Zé Alagão são investigados” – de Serra permitiu ver foram os fundamentos para o pedido de prisão temporária.
A polícia do Zé Alagão prendeu Miguel Serpa e mais seis.
Os advogados do MST, desde o ano passado, insistiram para que a Polícia de Zé Alagão ouvisse os líderes do MST, inclusive Serpa, para discutir a ocupação – ocupação que acabou, aliás.
A Polícia do Zé Alagão não ouviu ninguém.
Sem ouvir o depoimento de nenhum dos “suspeitos”, na madrugada de segunda para terça, em Iaras e em Burebi, no interior de São Paulo (elas ficam perto de Bauru), onde moram membros do MST, a polícia do Zé Alagão invadiu as casas dos “suspeitos” e dos não “suspeitos”.
Apreenderam bens de quem foi e de quem não foi preso.
Levaram defensivos agrícolas, fertilizantes , enxadas e bandeiras do MST – e os policiais diziam que aquilo tinha sido roubado da Cutrale, na invasão.
E exigiam a nota fiscal dos bens apreendidos.
A polícia do Serra prendeu a mulher de Miguel Serpa, que é vereadora em Iaras, pelo PT.
Prendeu também o Sr Xavier, que foi prefeito de Iaras, quando NÃO era do PT.
Hoje, filiado ao PT, Xavier não é militante do MST nem participou da ocupação das terras da União ocupadas pela Cutrale.
O que pode significar essa operação da polícia do Zé Alagão.
Vamos botar a memória para funcionar.
Eleição de 1989.
Lula contra Collor.
Vamos ver o que disse, há algum tempo, o jornal O Globo:
Marta vincula fala de Serra ao sequestro de Abílio Diniz Publicada em 17/10/2008O Globo
SÃO PAULO – A candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, disse ter ficado pasma com as acusações do governador José Serra (PSDB) sobre o suposto uso político do confronto entre as polícias Civil e Militar. Segundo Marta, Serra é quem tenta fazer uso eleitoreiro do confronto. A ex-ministra lembrou os casos do sequestro de Abílio Diniz, em 1989, e da morte de dois trabalhadores em Leme, em 1986, como exemplos de golpes baixos contra o PT às vésperas de eleições.
Perguntada se o governador agiu de forma autoritária ao mandar a Polícia Militar reprimir a passeata de policiais civis grevistas, Marta respondeu:- Eu iria até mais amplamente. Quando o Suplicy foi candidato ao governo do estado, lançaram que o PT tinha matado um agricultor e a eleição se perdeu ali. Quando teve o sequestro do Abílio Diniz puseram camisetas do PT nos sequestradores e ali o Lula perdeu a eleição. Agora estamos às vésperas de uma eleição também – afirmou.
Em 1986, quando o senador Eduardo Suplicy era candidato ao governo de São Paulo, a Polícia Civil, então sob o comando de Franco Montoro (PMDB, que depois fundou o PSDB), acusou o PT de levar armas para bóias-frias grevistas em Leme. No dia 11 de julho daquele ano, um confronto entre PM e trabalhadores deixou dois mortos. Em um mês, o petista caiu de 17% para 6% nas pesquisas de intenção de votos.
Em 1989, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi candidato à presidência pela primeira vez, a Polícia Federal vestiu camisetas do PT nos sequestradores do empresário Abílio Diniz. Lula perdeu a eleição para Fernando Collor de Mello. Em tempo: como disse Ciro Gomes, numa sabatina na Folha, Serra não tem escrúpulos. Se for preciso, ele passa com um trator por cima da mãe.
Em tempo II: O Alexandre Maluf Garcia deve ter tido uma crise de hipertensão no Bom (?) Dia Brasil ao colocar o João Pedro Stédile num pelotão de fuzilamento. A Globo deveria colocar um médico cardiologista no estúdio de Brasília para socorrer Maluf Garcia no caso de uma síncope.

Nota do blogueiro: O MST ficou idiota do dia para a noite? Permitir que uma filmagem, de um discurso preparatório para uma ocupação de terras griladas por uma empresa, caísse nas mãos da polícia serrista?
Acho difícil. Aí tem treta.

Nenhum comentário: