quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Blog The Classe Média Way of Life

O deboche já está no nome do blog, escrito na língua que todo o médio-classista adoraria ter como língua pátria. O Blog apresenta divertidas dicas aos aspirantes à classe média, do tipo, compre um carro, utilize-o todos os dias, fazendo suas próprias regras de trânsito; afirme que não existe racismo no Brasil, porque você tem amigos negros; compre Best Sellers; acredite que seus empregados tenham de gostar de você, e outras tiradas.

Faço menção ao blog por seu conteúdo e porque ele foi atacado. Denunciado por tresloucados "médio-classistas" ao google, acusado de "desrespeito aos Termos de Serviço." Mais uma tentativa de intimidar aqueles que fazem da mídia eletrônica, uma forma de combater a linha burra do pensamento único.

Também porque desconsidero a existência de uma "classe média". São "descamisados com mais recursos". Uma subdivisão inteligente dos donos dos meios de produção: criar o imaginário de uma subclasse, também desprovida da propriedade produtiva, com algumas posses e status. Que na hora de tomar uma decisão política, vão buscar pelas que mantém seus pequenos privilégios, que por conicidência, é o que beneficia seus criadores.

E assim os donos dos meios de produção dividem os trabalhadores em duas subclasses: Pequenos proprietários e desprovidos de tudo. Atualmente investem ainda mais nessas subdivisões, classes "A", "B", "C", "D", "E". Já ouvi essas cinco, mas mais uns meses e ouvirei um alfabeto inteiro.

O Blog The Classe Média Way of Life terá um link permanente no Sobre o que não está à venda, e poderá ser acessado pelo link à direita da tela.

Abaixo um dos conselhos do The Classe Média Way Of Life:

dica 027-Ter Medo

Você nunca será um membro da Classe Média de verdade, se não compartilhar um nobre sentimento com seus colegas: o medo. O médio-classista, por definição, é um amedrontado por natureza. Isto advém do fato de que, para ser uma pessoa privilegiada ("graças a Deus, mesmo com todas as dificuldades"), é necessário que exista alguém em uma condição inferior, ou seja, "que não goste de trabalhar nem estudar" e por isso não tenha uma vida "remediada" como a sua. E é por isso que a vida do médio-classista parece um mundinho de cristal: qualquer coisa fora do mínimo controle pode por tudo a perder.

O medo da Classe Média se baseia na preocupação com as três coisas mais importantes para a vida de uma pessoa: o patrimônio, a própria saúde e a família (nesta ordem). E graças ao hábito de se manter bem informado (lendo Veja, assistindo Jornal Nacional e Fantástico), o colega sabe muito bem que viver é perigoso. Logo, o Juninho não pode andar de bicicleta na rua, porque pode ser atropelado, desaparecer misteriosamente ou, pior de tudo, ter a bicicleta roubada. Graças a Deus inventaram os condomínios, né! E a filhinha tem que levar a máscara e o álcool em gel para o balé, porque essa gripe suína está matando mesmo, está uma loucura. Desse jeito, será preciso cancelar a viagem a Buenos Aires... humm... não.... aí também já é exagero. Como se não bastasse, a TV vai sempre te lembrar que há muito a temer todos os dias. A Dilma Roussef, por exemplo, te causará um frio na espinha, sempre que aparecer na telinha com o Bonner narrando suas barbaridades.

O lado bom é que a economia se movimenta. Afinal, donos de lojas de arame farpado e fabricantes de alarme, circuito interno de vigilância, armas, "insulfime", blindagem de carros corretores de seguros, são todos da Classe Média: também têm que pagar a escola dos filhos e o plano de saúde, e já que isso é pra te proteger desse mundo perigoso, acaba sendo um dinheiro bem investido.

Se você, aspirante à Classe Média, ainda não consegue sentir tanto medo de tudo, não se preocupe. Experimente duas semanas ouvindo a Míriam Leitão, lendo a Folha e assistindo qualquer jornal na Globo. Enquanto o medo não vem, você já pode ir adquirindo seus kits de proteção. Não ligue se não houver nenhum estranho de olho no que é seu. O principal neste momento é ostentar sua cerca elétrica, para que a vizinhança toda preste mais atenção no seu carro recém-adquirido em sessenta vezes. Quem sabe até os ladrões se interessem e façam seu investimento em segurança ter alguma utilidade prática...

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom...e real.