terça-feira, 1 de setembro de 2009

Enquanto a mídia "amiga" só fala em cracolândias, disneylândias, maracutaiolândias, e tucanolândias...

Reportagem do jornal inglês The Guardian:


*Presidente brasileiro tem como objetivo erradicar a pobreza com bilhões do petróleo

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva prometeu hoje a injetar bilhões de petrodólares para a guerra contra a pobreza, na esteira de uma das maiores descobertas de petróleo do mundo nessa década.

Falando em seu programa semanal de rádio, o presidente Lula disse: "segunda-feira, 31 agosto, representa um novo dia da independência para Brasil.

"Estamos falando de uma descoberta de petróleo a mais de 6.000 m [no fundo do mar], enormes reservas que colocam o Brasil entre os maiores produtores de petróleo do mundo."

Ele alegou que a nova legislação que está planejando permitirá lucros e será usada para "cuidar" da educação e da pobreza de uma vez por todas.

O Brasil vem celebrando um inesperado "boom" de petróleo desde novembro de 2007, quando a estatal Petrobrás descobriu o potencial do Campo Petrolífero de Tupi, na costa sudeste do Brasil.

Tupi, estima-se conter em torno de 8 bilhões de barris de petróleo, foi a maior descoberta das Américas em mais de 30 anos. Na sequência da descoberta presidente Lula declarou: "Deus é brasileiro".

Seu rival regional, o presidente venezuelano Hugo Chávez, brincou afirmando que o presidente brasileiro deve ser renomeado "Sheikh Lula".

O campo de Tupi faz parte da chamada "Camada pré-sal", uma faixa de 800 km com uma vasta série de reservatórios de petróleo em águas profundas, que pode conter cerca de 150 bilhões de barris de petróleo.

A descoberta da região levou o Brasil a suspender o leilão de todos os blocos de petróleo no mar até a aprovação de nova legislação, destinada a dar ao governo uma fatia maior dos lucros. Lula espera criar um "fundo social", destinado a canalizar os fundos do petróleo para reduzir a pobreza no País, e deve entregar um maior controle da estratégica reserva de petróleo para o governo.

As mudanças, que têm sido fortemente criticadas por políticos da oposição, ainda necessitam da aprovação do Congresso do Brasil.

Companhias petrolíferas estrangeiras reagiram nervosamente à especulação sobre a legislação, a questão que será entregue um papel menor na exploração do futuro da região. Enquanto a recessão financeira global tem visto muitas companhias de petróleo cortar, a Petrobras anunciou recentemente um plano de cinco anos para investir 174 bilhões de dólares (108 bilhões de euros).

*Tradução desse blogueiro

Nota do Blogueiro: Enquanto nossos noticiários estão apinhados de factóides, Sarneys, Linas Vieiras, Intervenção partidária em órgãos públicos entre outras "tucanagens", cabe à mídia estrangeira fazer um relato, do que está acontecendo no Brasil, com o novo marco regulatório da exploração do petróleo. "A descoberta da região levou o Brasil a suspender o leilão de todos os blocos de petróleo no mar até a aprovação de nova legislação, destinada a dar ao governo uma fatia maior dos lucros. " O texto inglês difere muito da narrativa que vem sendo utilizada no Brasil, pelas famílias midiáticas. O que se vê, ouve e lê por aqui é que os especuladores "precisam ter cautela com as ações da Petrobrás", que não precisa alterar o modelo, os leilões devem ser mantidos, que nova estatal é outro cabide de empregos...

Estão apavorados, tanta riqueza e a maior parte dela nas mãos do Estado, e o Estado não está em suas mãos.

Nenhum comentário: