quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quando a exceção se torna a regra...

Fatos exporádicos são analisados como o todo. O todo é rebaixado à condição desses fatos. É dessa forma que o programa Bolsa Família do Governo Federal está sendo exibido pelo P.I.G. (Partido da Imprensa Golpista).
Nas últimas semanas, temos visto diversos ataques ao programa, disfarçados de denúncias de "mal uso". Nas últimas, a imprensa anunciava números, de famílias com automóveis, de políticos beneficiados e outros exemplos de como o programa está sendo "desvirtuado", e que na prática, está "servindo a quem não precisa".
A velha análise do todo pelas partes, a confusão como informação, tudo a serviço da eleição de seus parceiros tucanos no pleito de 2010. Acompanhe abaixo, comentário de Paulo Henrique Amorim em seu blog, o Conversa Afiada, com um exempo histórico brilhante desse tipo de ação, inventando um contexto com base em partículas (ou historietas sem nexo, falsas ou exageradas):

P.I.G.(*) ataca Bolsa Família, como Reagan atacou o Seguro Desemprego.
O pai dos conservadores e neoliberais americanos, o presidente Ronald Reagan, inventou a história de que havia uma “rainha” (negra, é claro !) que tinha um Cadillac e vivia de seguro desemprego.
. Era “the Cadillac queen”.
. O objetivo de Reagan era tirar o leite das crianças.
.Como fazê-lo ?
. Reduzir os impostos dos ricos para não gastar com a “rainha” (negra) do Cadillac…
. (Os conversadores e neoliberais, no fim da linha, acabam por chegar aos negros. Nos Estados Unidos e aqui …)
. Aqui, todas as previsões indicam que a dívida pública está em queda, em relação ao PIB.
. Porém, o PiG(*) e os neoliberais que povoam suas páginas insistem em combater o gasto público.
. O jornal nacional de ontem e o Globo de hoje, atacam a “rainha do Cadillac” que recebe Bolsa Família.
. 577 políticos, 3.791 mortos e 106 mil donos de Cadilllac recebem o Bolsa Família.
. É pouco.
. Diante do maior programa de intervenção social e distribuição de renda do mundo, é pouco.
. Deve haver mais corrupção na FIE P (**) ou na Associação dos Construtores de Imóveis de São Paulo (***) do que no Bolsa Família…

Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista
(**)FIE P – o Conversa Afiada achou por bem retirar o “$” de FIESP depois que a FIE P tirou o leite das crianças (ao derrubar a CPMF), para evitar que o Fisco descobrisse o “bahani”, que é como, em São Paulo se chama o Caixa Dois … Depois, se viu que o presidente da FIE P intermediava grana da Camargo Correa para os políticos.
(***) Vá à pag. C1, do Caderno Metrópole, do Estadão, para ver que o Ministério Público desconfia que a Associação Imobiliária Brasileira deu uma grana que não devia ao partido do prefeito Geraldo Kassab (clone de Zé Pedágio). Não precisa ser do Ministério Público. É só voar sobre São Paulo para ver que a corrupção é o que explica essa concentração imobiliária e a destruição do verde. Só a corrupção constrói essa arquitetura de Auschwitz, como diria o Anselm Kieffer …

Nenhum comentário: