sábado, 4 de abril de 2009

Supremo presidente do Supremo afirma que "liberta pobres"



"O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, negou ontem que o órgão atue em favor dos ricos. Em palestra para juízes, no Rio de Janeiro, Mendes disse ter feito levantamento detalhado dos habeas corpus concedidos pelo STF. 'Havia um discurso de caráter ideológico de que o Supremo cuida apenas do interesse dos ricos. O que não é verdadeiro, mas, na luta política, essas injúrias são afirmadas sem grande responsabilidade.'Segundo o ministro, em 2008, o STF concedeu 350 habeas corpus. Dezoito deles teriam beneficiado autores de crimes 'insignificantes'. 'Fui verificar estes dias que o tribunal concedeu 18 habeas corpus nos casos em que se aplica o princípio da insignificância: o furto da escova de dente, do bambolê, da pasta dental, do sabonete, da fita de vídeo', disse. 'Se não tivesse chegado ao STF, eles estariam presos. E certamente quem furta bambolê, pasta de dente e sabonete não é rico.' Ele criticou ainda o excesso de prisões temporárias e pediu que os juízes tenham cuidado ao confirmar prisões em flagrante feitas pela polícia."

Texto extraído do Jornal Correio do Povo, edição de 03/04/2009.

Nota do blogueiro: Vamos fingir que acreditamos no Supremo Presidente do Supremo, e que realmente a função de seus Hábeas Córpus, seja impedir a prisão de ladrões de bambolê, sabonetes, galinhas, ovos e "otras cositas más".

Sendo assim eles devem estar com uma tremenda deficiência de pessoal, já que só concederam 18 "Hábeas Pobres" em um ano. Ou esse pessoal está mal orientado pelo Supremo Presidente, porque concederam 332 "Hábeas-Ricus" no mesmo período.

Depois dessa declração, Mendes vai acabar com o estoque de "óleo de peroba" de Brasília e região.

Nenhum comentário: