quarta-feira, 11 de março de 2009

Movimento estudantil gaúcho cria blog.

Impulsionados pelas últimas denúncias de corrupção, e pela péssima gestão, realizada pelo Governo do Estado, estudantes de diversos "pagos", escolas, universidades, centros acadêmicos e entidades estudantis, lançaram um novo blog: o "Caras Pintadas do Rio Grande do Sul".

Vale a pena conferir. Abaixo reproduzo o "manifesto de lançamento do blog":

Estamos em um momento crítico em nosso Estado. Perplexidade e indignação marcam o sentimento dos gaúchos a cada novo fato que tem como protagonista o Palácio Piratini. O povo do Rio Grande não suporta a corrupção, o descaso e a arrogância características marcantes da gestão Yeda Crusius.

O tarifaço, a enturmação, o caso da mansão, o fechamento de escolas, o sucateamento da UERGS, o não pagamento do piso nacional ao magistério estadual, a insegurança pública, a repressão aos movimentos sociais, o aumento do próprio salário em 143%, o arrocho ao funcionalismo público, a tentativa de prorrogação dos pedágios, a corrupção no DETRAN tem nas novas denúncias a gota d’água de um governo que desestabilizou politicamente o Rio Grande do Sul, com recordes índices de rejeição. O ideário neoliberal que embasa estas medidas e no alardeado “déficit zero”, que precariza as condições de vida da população, se mostram esgotadas em tempos de crise econômica mundial e indicam que este governo está na contramão da história.

Marcaremos a semana de morte do estudante Edson Luiz, assassinado em 28 de março de 1968 pela ditadura militar, ao melhor estilo do movimento estudantil. A partir do dia 23 uma jornada estadual de mobilização em várias cidades, sendo dia 26 realizado um grande ato em Porto Alegre.

Em diversos momentos, o povo gaúcho marcou a história do Brasil. Não negaremos a nossa história e não renunciamos aos desafios da nossa geração.

Conclamamos a sociedade gaúcha – e os estudantes em especial – no espírito da Campanha da Legalidade, das Diretas Já e do Fora Collor - a exercer nas ruas a soberania do povo frente a um governo desastroso e corrupto. Hoje, estes momentos históricos citados são sintetizados em apenas duas palavras: Fora Yeda!

Os “Caras-Pintada” estão de volta!Ella não pode continuar

Assinam o manifesto as seguintes entidades e lideranças estudantis:

DCE UFRGS
DCE UFSM
DCE UFPel
DCE UCS
DCE FAPA
DCE UNISC
DCE UNICRUZ
CAED (Direito)/Unisinos
Diretório Acadêmico de Ciências Sociais/Unisinos
União Leopoldense de Estudantes
União de Estudantes de Sapiranga
Grêmio CEFET/Pelotas
Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física
Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil – Coordenação RS
Bruno Elias, 1º Vice-Presidente da UNE
Camila Marcarini, Diretora de Comunicação da UNE
Juliano Medeiros, Diretor de Movimentos Sociais da UNE
Daniel Damiani, Diretor de Assistência Estudantil da UNE
Guilherme Ortiz, 1º Diretor de Cultura da UNE
Rafael Lemes, Diretor de Extensão da Federação Nacional dos Estudantes de Direito
Tábata Silveira, Secretária Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil

Nenhum comentário: