sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Yeda afirma que " não estamos lá muito bem de educadores"


Yeda fez tal afirmação, ao comentar as manifestações organizadas por 10 sindicatos de servidores públicos estaduais, dentre eles o CPERS.

A frase inteira: "Me surpreende que o movimento tenha tido participação de uma categoria de professores. Se educar é isto, não estamos lá muito bem de educadores aqui no Estado."

Agora como diria Jack o Estripador, ou algum membro desse Governo: Vamos por partes:

"Me surpreende que o movimento tenha tido participação de uma categoria de professores..."

Não entendo como essa senhora, que comanda um governo que promoveu o arroxo salarial dos professores, cortou verbas significativas da educação, fechou escolas, promoveu o maior "ajuntamento" de alunos em uma mesma sala de aula que o RS já viu, cancelou convênios de transporte escolar, deixando milhares de alunos sem aula, sucateou, interviu de forma autoritária, remanejou professores, atrasou por meses os repasses às escolas, cortou o ponto dos professores, quando esses contestavam o desmonte, tentou destruir com uma das maiores conquistas do magistério, o piso nacional, com a justificativa de que "piso não é piso", pode ficar surpresa com a participação dos professores nas manifestações. Surpreso ficaria eu se soubesse que eles estão sentadinhos, pacientes, pensando em como juntar mais cinco alunos, aos outros cinquenta, "enturmados" na sala de aula.

"...uma categoria de professores..." Temos mais de uma? Acho que não. Todos são muito mal remunerados, operam em ambientes degradados, semi abandonados, sem condições materiais para exercer sua atividade, e são achincalhados por pseudo-governos que acham que educação é mais um "gasto a ser cortado", na busca pelas cores azuis da planilha que chamam plano de governo.

"Se educar é isto (contestar, organizar-se para enfrentar um mau governo, uma situação desfavorável à maioria), não estamos lá muito bem de educadores aqui no Estado."

Bom, então o conceito de educador da Rainha-das-Pantalhas, deve ser o da professorinha, que pega sua cartilha (organizada ideológicamente por seu governo) e reproduz fielmente no quadro negro. O conceito de "bom educador" dessa senhora, é o mesmo que levou aos generais do pós 64 a elaborar aquelas cartilhas de Educação Moral e Cívica (onde um aluno deveria aprender a ser milico, mesmo a paisana), de OSPB, na qual difundiam todo o seu ranço ideológico, ou de EPB, onde mostravam como os "vermelhos são maus e os milicos são bonzinhos."

Para essa senhora, um bom educador, é aquele que só sabe dizer amém.

Nenhum comentário: