quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Banqueiros não podem ser algemados, mas bancários...


Poucos meses atrás a prisão de um banqueiro, por crimes contra o sistema financeiro, enriquecimento ilícito, evasão de divisas e diversos crimes fiscais, gerou uma ferrenha discussão entre os mais diversos agentes públicos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal indignou-se com o tratamento dispensado ao banqueiro e sua quadrilha, pelo fato de terem sido algemados.

Ficou praticamente decretado que no Brasil, "gente fina" não pode ser presa da mesma forma que os demais. Esse paradigma dominou os debates entre vários membros dos quatro poderes (podemos incluir a mídia golpista entre os eles).

Agora recebo e-mail do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, no qual constava uma denúncia que merece uma profunda reflexão.

Abaixo o conteúdo do e-mail:


Diretora do Sindicato é presa durante manifestação na greve dos bancários
Fonte: Imprensa/SindBancários

Uma diretora do SindBancários foi presa na tarde desta quinta-feira, dia 9, durante uma das manifestações da greve dos bancários, realizada na agência Borges de Medeiros do Banco Real, no Centro de Porto Alegre. A dirigente foi abordada por policias militares e levada até o Centro de Operações da Brigada Militar, no Largo Glênio Peres. O diretor Jurídico do SindBancários, Lúcio Mauro Paz, disse que foi utilizada desnecessariamente a força policial para deter a diretora, que foi algemada e constrangida.

Depois de ser ouvida no posto policial, a dirigente sindical foi liberada. Com essa atitude, o Banco Real descumpriu liminar obtida pela Federação dos Bancários do RS nesta quinta-feira, na 5ª Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre, que garante a livre manifestação dos trabalhadores e impede os bancos de usarem interditos proibitórios para impedir o acesso dos dirigentes sindicais às agências bancárias para convencer os colegas de maneira pacífica a aderirem à greve nacional da categoria.

O presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo, condena a atitude do banco de chamar a força policial para cumprir um interdito proibitório, coibindo o exercício do direito constitucional de greve. Acrescenta que a truculência usada pelos policiais foi totalmente desnecessária, uma vez que se tratava de uma manifestação pacífica, ordeira e legítima dos bancários em greve por melhores salários e condições de trabalho. “Mais uma vez usaram algemas para os bancários, reprimindo o direito de greve dos trabalhadores”, conclui.

Nota do blogueiro: Nesse país, protestar por melhores condições de trabalho leva trabalhadores à cadeia ALGEMADOS. Roubo, pilhagem do patrimônio público, tráfico de influência, crimes fiscais, crimes financeiros, extorção e suborno, dão direito ao maior advogado do país, o Presidente do Supremo, mas isso somente se você for um banqueiro corrupto. Além de não ser molestado por esse instrumento de imobilização de pobres (a nova definição da palavra algema).

E ainda falam que não existe conflito de classes.
Tenha paciência.

Nenhum comentário: