terça-feira, 19 de agosto de 2008

"Perseguimos, torturamos, matamos, esquartejamos e ocultamos os cadáveres. Agora queremos indenização."


Mais uma do Recruta Zero, Nelson Jobim. Depois de sozinho, dar por encerrada a discussão sobre possíveis julgamentos de torturadores e assassinos da última ditadura, agora prega indenizações por danos psiquicos causados a militares durante o massacre do Araguaia.

Danos psicológicos, se houveram, causados por quem? Por quem organizou um movimento de resistência a um regime ilegítimo, ou para esse que organizou uma das maiores operações militares da História do país, com o intuito de destruir a qualquer custo com essa militância?

Se houver algum fundamento nessa tresloucada manifestação do único ministro do governo que gosta de se travestir de soldado, está no fato de que ela admite a existência de um crime. Que danos teriam sofrido esses militares? Seriam fruto dasoperações de perseguição, captura, tortura, assassinato, do esquartejamento e da ocultação dos cadáveres de militantes? Seriam fruto de tal crime?

Que o Recruta Jobim adora os holofotes, todos sabem, mas precisava ser tão ridiculo? Quem sabe na próxima ele pede indenizações para os ditadores por perseguição, calúnia ou difamação de todos aqueles que os acusaram de crimes contra a humanidade? Claro que para tanto teria de usar um daqueles narizes vermelhos de plástico, que combinam muito com essas manifestações.

Na foto, guerrilheiros mortos pelo Exército no Araguaia. Muitos após terem se rendido.

Nenhum comentário: