sexta-feira, 18 de julho de 2008

A volta da política do "Big Stick"



Os Estados Unidos estão reinaugurando a sua famigerada IV Frota Naval, com vinte e dois navios dotados de mísseis que, segundo George Já Vai Tarde Bush, serão utilizados em “operações de paz, de assistência humanitária e de socorro em caso de desastres naturais”.


Mísseis para ações humanitárias? Só poderia partir de um governo que acredita que possa impor a democracia, como eles a conhecem, em qualquer lugar do mundo, sem levar em consideração nem mesmo as diferenças culturais entre os povos.


Mísseis para operações de paz? Que coisa fantástica! Como será que isso funciona? Acredito que seja assim: Um governo os contradiz, os contesta, contraria seus interesses econômicos, nacionaliza suas transnacionais, lança um tipo de democracia diferente da deles e , eles usam os mísseis, como forma de "forçar a paz".


Agora o mais surpreendente é: Mísseis para prestar socorro em caso de desastres naturais? Essa superou minhas expectativas. Vão bombardear ciclones? Vendavais? Vão usar suas bombas de fragmentação para acabar com nuvens de granizo?


Provavelmente eles vão fazer isso mesmo e eu sou somente um paranóico, que se recusa a acreditar que esse governo altamente democrático, eleito por ampla maioria dos estadunidenses, em um processo eleitoral altamante organizado e onde não houve nenhum tipo de discriminação social, está realmente querendo o nosso bem.


Por isso apontam mísseis pra nós, por isso nos tornam alvos. Querem impedir que nos desviemos do maravilhoso "American Way of Life". Querem nos manter como somos agora, a sua imagem e semelhança. Querem nos salvar daqueles que pensam de forma diferente e contestam as sagradas leis do mercado, da livre concorrência e do individualismo.


Esses mísseis devem servir para manter a ordem, como teriam feito em 1964, se os golpistas enfrentassem algum tipo de resistência. Ou como atuaram em Valparaíso, no chile, em conjunto com a ditadura já estabelecida do Brasil, para derrubar um presidente, democraticamente eleito, e instalar a mais sangrenta ditadura da america do sul, até então.

E isso tudo quando a IV Frota ja tinha sido desativada. Estamos assistindo a volta da velha política do big stick (grande porrete), que balizou a política estadunidense para seu "quintal" em todo o século passado.


Leia aqui o texto de Maurício Thuswohl para o site da Agência Carta Maior, onde são mostrados os pormenores da reativação da IV Frota.




Nenhum comentário: