quarta-feira, 9 de julho de 2008

"No Supremo Tribunal Federal (STF) ele resolveria tudo com facilidade"



A frase foi "profetizada" por Hugo Chicaroni, amigo de Humberto José da Rocha Braz, assessor de Daniel Dantas. Chicaroni fora contratado para "aproximar-se" (eufemismo para subornar) os agentes da Polícia Federal (PF) que investigavam o Banco Opportunity, para que mantivessem fora das investigações o banqueiro Daniel Dantas e sua familia.

Em um trecho da gravação Chincaroni afirma que o medo de Dantas é com os tribunais de primeira instância, pois " uma vez que no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF) ele resolveria tudo com facilidade."

O que poderia significar tal afirmativa? Que tipo de facilidades Dantas teria com o Supremo?

talvez a essa questão o jornalão da RBS possa nos responder:


"O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes...voltou a atacar os métodos usados pelos agentes da PF na Operação Satiagraha.

— De novo é um quadro de espetacularização das prisões. Isso é evidente. Dificilmente (um quadro) compatível com o estado de Direito — afirmou Gilmar Mendes

O presidente do STF criticou ainda a forma como as prisões foram feitas pelos agentes da Polícia Federal. Todos foram algemados e levados pela PF à delegacia. (talvez devessem ser carregados no colo e levados à disneylandia).

O uso das algemas, avaliou o ministro, foi abusivo. (afinal não eram ladrões de galinha, mas pessoas proeminentes, ilustres, que quando liberadas pelo STF, vão voltar às suas atividades costumeiras, e não podem passar por tal desgaste).

No exato momento em que exrevo esse texo, o presidente do STF, Gilmar Mendes concede Habeas Corpus ao Banqueiro.

É inacreditável, nossas instituições não são sérias. Estão comprometidas com a manutenção das elites exploradoras do país.

Nenhum comentário: