sábado, 19 de julho de 2008

O paraíso dos criminosos de colarinho-branco


O juiz federal Fausto de Sanctis faz um alerta a sociedade brasileira. Tramitam no Congresso mudanças no Código de Processo Penal que podem impedir prisões preventivas, dando acesso antecipado ao conteúdo das investigações aos investigados. Os crimes de "colarinho-branco" (eufemismos para a ladroagem das elites) passarão a ser afiançáveis, ou seja, rouba-se milhões, paga-se (rindo) a fiancinha de poucos milhares e saem como se fossem um Daniel Dantas da vida.
Esse incentivo à roubalheira burguesa pode entrar em vigor já em agosto.
O juiz de Sanctis afirma que "Estão inviabilizando as investigações, principalmente sobre crimes financeiros".
É incrível, quando se quer favorecer a aristocracia tupiniquim, um projeto pode ser apreciado em pouquíssimo tempo nesse congresso subalterno. Sabe-se lá quantos encaminhamentos foram feitos, num sentido de agilizar a morosa justiça e todos são engavetados, ou tramitam por anos, sem que ninguém se preste a defendê-los. Agora basta a prisão de alguns aristocratas, por incontáveis crimes financeiros e uma alteração no código penal está por ser aprovada, beneficiando os criminosos.
O juiz De Sanctis é um dos maiores especialistas brasileiro em crimes de colarinho-branco do país, responsável pelas sucessivas ordens de prisão contra a quadrilha de Dantas. Ele afirma que em vez de se combater esses crimes, estão combatendo as ações da Polícia federal.
Parece que o Presidente do Supremo vai vencer a queda de braço que estabeleceu com a justiça. Cayman pode ser um paraíso fiscal, o Brasil vai ser o paraíso dos assaltantes de "colarinho-"branco.

Nenhum comentário: