terça-feira, 15 de julho de 2008

Coronelismo Santiaguense dispara seu primeiro tiro na campanha eleitoral.



Uma vaca morta! Pode parecer até absurdo esse fato merecer destaque na mídia Santiaguense, mas foi exatamente o que ocorreu no último dia 13, por volta das 13 horas da tarde.

A vaca pertencia a líder de um movimento que tentou resistir à ordem de reintegração de posse, solicitada pelo Deputado Estadual Marco Antonio Lopes Peixoto, que teria adquirido a propriedade de um dos herdeiros do antigo proprietário. O problema é que os leiteiros que haviam se estabelecido no local, afirmam te-lo recebido como doação de Otaviano Pereira dos Santos, o antigo proprietário, já falecido.

As famílias que dependiam daquele pedaço de campo para sobreviver (uma vez que nunca foram assistidos pelo poder público local), foram expulsas pela Brigada Militar, em cumprimento da ordem de reitegração.

Dona Rosa, como é conhecida, denunciou a ação covarde e absurda desse "representante do povo santiaguense" na mídia e acabou filiando-se ao PT local, apoiando a candidatura de Júlio Cezar Prates à Prefeitura Municipal.

As elites agrárias que governam Santiago a mais de quarenta anos, não poderiam deixar que tal afronta passasse em pune. O coronelismo santiaguense dá mais uma amostra de como se conquista e mantém o poder em uma cidade por tanto tempo. Através da concentração de riqueza, que compra o poder político, que acumula mais riqueza. Quando alguém ousa enfrentar esse ciclo de miséria, usa-se de outros dispositivos, como a força bruta, o terrorismo político e a intimidação.

A tese que mais ganhou força, foi justamente a do "crime político", no caso da morte da vaca leiteira de Dona Rosa, que apoia uma candidatura de oposição a esse grupo, a essas oligarquias, aos coronéis que em pleno século XXI, ainda determinam os rumos da política de Santiago, utilizando-se das mesmas técnicas que vigoravam no país inteiro, à época da República Velha.

Júliio Prates afirma que não tem dúvidas "que isso foi uma intimidação devido a nossa aliança com os leiteiros. O caso é grave e precisa ser investigado a rigor. Existem bandidos soltos na cidade e quem dá um tiro na cabeça de um animal não vacilará em atirar numa pessoa. Espero que as autoridades, especialmente o MP, não fique omisso mais uma vez."

O blog se solidariza com Dona Rosa, com os leiteiros que foram despejados de suas terras e com os trabalhadores e oprimidos de Santiago, que vem na resistência a essas oligarquias, uma forma de viver com descência, sem medo, com dignidade e esperança.

Nenhum comentário: